Produtor de leite investe na produção de silagem de milho com o objetivo de dobrar sua produção em Castanheiras

Produtor de leite investe na produção de silagem de milho com o objetivo de dobrar sua produção em Castanheiras


Publicado em: 08/02/2020 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria

Whatsapp

 

Produtor de leite investe na produção de silagem de milho com o objetivo de  dobrar sua produção em Castanheiras

Família trabalhando juntos.

Aqui na propriedade do produtor, Edilson Batista da Silva, de 37 anos, localizado na linha 180, Km 17,5, lado norte no município de Castanheiras (RO), eles começam a trabalhar muito antes do sol nascer. A família do produtor todos os dias tem uma missão árdua faça chuva ou sol, levantam as 04h00 da manhã para realizar a primeira ordenha de leite.

A ordenha de leite é feita entre a família, Edilson conta com apoio da esposa, Andreia Aparecida Viana, 40 anos, juntamente com seus filhos. São 38 alqueires de terra, 30 são de pastos, com 24 piquetes, com o sistema de pastagem rotacionada.

Bugão tira em média por dia 1200 litros de leite, realizando duas ordenha ao dia, de manhã e à tarde, são 60 vacas, cada uma produz aproximadamente 17 litros. Sua ordenha é mecânica, o que facilita o trabalho. Para o produtor todo trabalho é lucro e garante que através da produção de leite dá para sobreviver tranquilo.

De acordo com o produtor Edilson, ele pretende dobrar a produção de leite alimentando seu rebanho com a silagem de milho e está investindo pela primeira vez na produção de silagem de milho.

“Plantamos cinco alqueires e meio de milho e nosso objetivo é transformar em aproximadamente 600 toneladas de silagem, com o objetivo de suprir o período mais crítico da pastagem natural”, destaca o produtor.

A Prefeitura de Castanheiras (RO), através da Secretaria de Agricultura, está auxiliando o agricultor na produção de silagem. “O incentivo compreende o fornecimento de ensiladeiras e outras máquinas necessárias para colheita do milho e armazenamento da silagem, nos estamos aqui para ajudar o produtor e incentivar, enfatiza o secretário de Agricultura, Nildo Domingos.

Os vereadores, Orlando Aparecido (PSDB), Ilton Ferreira (PP) e Sidinei Eliezer (MDB), acompanharam de perto a produção de silagem de milho. Segundos vereadores, “os produtores do município precisam desse incentivo para crescer, à produção de silagem é extremamente importante, pois estimula a produção leiteira, uma das principais fontes de economia do município”.