Agricultor de Castanheiras iniciam a colheita do arroz

Agricultor de Castanheiras iniciam a colheita do arroz


Publicado em: 18/03/2020 14:40 | Fonte/Agência: Assessoria

Whatsapp

 

Agricultor de Castanheiras iniciam a colheita do arroz

Safra de Arroz

O Agricultor Orival Seman, de 67 anos, é de poucas palavras e bem reservado, nunca entendeu muito bem por que o brasileiro gosta tanto do arroz agulhinha, mesmo sem entender ele investiu na safra e plantou 60 alqueires de puro arroz.

Sua propriedade fica localizada no Município de Castanheiras (RO), entre a linha 172 e 176, uma lavoura gigantesca como conta seu genro, o agricultor, Nilton da Costa.

De acordo com Nilton, eles plantaram o arroz em suas terras com intenção de corrigir a acidez do solo para evitar prejuízo no crescimento da planta, principalmente em outras culturas como a soja, além disso, contribuiu também para uma adubação mais eficiente, explica.

“A colheita do arroz tem seu tempo certo e não pode passar, pois pode gerar grande prejuízo. Nos estamos trabalhando a meses, é cansativo, mas estamos satisfeitos. Nossa safra está colhida e sendo transportada para um armazém em outra cidade, garantindo assim um local seguro para armazenar. A safra de arroz hoje se tem muito trabalho e pouco rendimento financeiro, o preço pago pela saca de 60 quilos, está em torno de R$ 36 reais, isso é triste”, disse Nilton.

Nilton ainda destaca que; o arroz precisava remunerar mais porque é uma cultura que tem um custo muito alto de implantação, muito manejo e exige uma maquinaria diferenciada, o cuidado é bem maior.

Como pontua o agricultor Nilton, os riscos de perder uma safra como essa é muito grande, devido ao período chuvoso na região norte. Então eles têm que aproveitar os dias de sol e trabalhar dobrado para não frustrar as expectativas de colher as 9 mil sacas de arroz.

A produção de arroz de suma importância para alavancar a economia local, gerando dividendos sociais e empregos. Através da safra na propriedade do agricultor Orival Seman, ele contribuiu com várias famílias, ele acabou gerando aproximadamente 15 vagas de emprego temporários.

Um exemplo é o servidor público, Wilson Sergio da Silva, de 51 anos, que está aproveitando seu período de férias para ganhar um extra com a colheita. Sergio conta que; é apaixonado pela agricultura e que gosta de trabalhar assim, a paixão é tanta que ele comprou duas colheitadeiras para todo ano estar presentes nas colheitas. “Isso para mim é uma terapia”, sublinha ele.

Para o município de Castanheiras um investimento como esse, é muito importante para o crescimento da cidade. Para escoar sua produção o agricultor contou com o apoio da Secretária Municipal de Agricultura de Castanheiras. “O objetivo é movimentar a roda da economia do município, observou o Secretário de Agricultura, Nildo Domingos.

“Estamos buscando as melhores alternativas para melhorar a produção agrícola dos agricultores de pequeno, médio e grande porte do nosso município, essas medidas têm ajudado a nossa cidade a crescer e a fomentar a economia local”, afirmou o prefeito, Alcides Zacarias.