Pacientes participam de ação educativa sobre diabetes e hipertensão em Castanheiras

Pacientes participam de ação educativa sobre diabetes e hipertensão em Castanheiras


Publicado em: 22/10/2019 20:42 | Fonte/Agência: Assessoria

Whatsapp

 

Pacientes participam de ação educativa sobre diabetes e hipertensão em Castanheiras

Ação educativa sobre diabetes e hipertensão em Castanheiras

Em Castanheiras (RO), na segunda-feira, dia 21, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, realizou para os pacientes da Unidade Mista, uma ação educativa sobre diabetes e hipertensão, pois são doenças silenciosas. O consumo de uma alimentação saudável aliado à prática de exercícios físicos são as principais formas de prevenir a doença.

Porém a hipertensão também é uma doença silenciosa e merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

A educação no processo de controle do diabetes é um dos fatores mais importantes para o tratamento da doença que, sem cuidados, pode agravar e favorecer o surgimento de complicações. A ação aconteceu de acordo com a Secretaria de Saúde, Quezia da Silva dos Anjos, com o objetivo de reforçar as atividades educacionais voltadas para os pacientes, reforçando a importância da assistência, de manter a rotina de cuidados.

“A qualidade de vida da pessoa com diabetes ou hipertensão está diretamente ligada ao seu entendimento sobre a doença, que inclui também o acompanhamento regular. Por isso a atividade é tão importante”, enfatiza Quezia.

A ação foi desenvolvida pelas alunas do curso de Nutrição da Farol, e supervisionada pela Nutricionista, Deborah Leiliany e pela Secretaria de Saúde, Quezia da Silva dos Anjos, pois esse trabalho faz parte do estágio das acadêmicas.

Os participantes receberão orientações sobre os cuidados com a alimentação, a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia, seguindo as orientações médicas e tendo aderência ao uso de medicamentos, seguindo as orientações médica, é possível ter boa qualidade de vida, destaca o Prefeito Alcides Zacarias.