Prefeitura de Castanheira realiza ação do Novembro Azul lembrando a importância da prevenção ao câncer de próstata

Publicado em: 28/11/2019 20:03 | Fonte/Agência: Assessoria

Campanha Novembro Azul

Prefeitura Municipal Castanheiras (RO), por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira, dia 28, dia de Conscientização e Prevenção do câncer de próstata. A campanha, que lembra a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem, tem como lema “Prevenção é o melhor investimento”.

A programação, realizada durante a manhã na Unidade Básica Albino Alves, contou com uma palestra sobre o câncer de próstata, incidências e prevenção. Também foram oferecidos testes rápidos, exame físico com médico Urologista, coleta de PSA.

“Esse evento marca o encerramento da campanha Novembro Azul, voltado para a saúde do homem. Trata-se de uma época importante, em que precisamos reforçar as informações, bem como os serviços oferecidos pela saúde para gerar a consciência dos homens sobre os cuidados e a prevenção de doenças como o câncer de próstata”, pontuou a Coordenadora da Atenção Básica de saúde, Aline Toneti.

De acordo com Médico Urologista, Diego do Nascimento, o Novembro Azul, é um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, explica Dr. Diego.

Segundo o Urologista, Diego, o exame de próstata é feito juntamente com a análise de sangue de PSA (Antígeno Prostático Específico). Um procedimento não exclui o outro, pois há pacientes que têm os níveis de PSA aumentados e não têm o câncer, mas problemas como prostatite. Por isso, é necessário que um urologista avalie o quadro completo do paciente.

O exame que ajuda a identificar o câncer de próstata e outros problemas nessa região é o de toque retal. Ao contrário do que muitos pensam, o exame é praticamente indolor, a menos que a próstata esteja com uma grande inflamação. Também é importante destacar que o toque dura poucos segundos. Além de garantir uma solução mais completa para a saúde, essa análise não compromete a masculinidade dos homens, prevenção ainda é o melhor remédio para o câncer de próstata, destaca o Urologista.

Os vereadores, Sidinei Eliezer (MDB), João Batista (PR), e Ilton Ferreira (PP), também estiveram presentes na ação. “A campanha do novembro azul é oportunidades de tratar da saúde do homem, investindo na informação, na prevenção e em quebrar as resistências e preconceitos”, destacou o vereador Ilton.

De acordo com o Prefeito, Alcides Zacarias, a ação foi realizada para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, a Secretaria de Saúde cria campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas. “Eu fiquei surpreso com o número de homens presentes no evento, surpreso porque quando se realiza eventos nesse sentido os homens não comparecem, mas hoje eles se mostraram preocupados com sua saúde e isso é muito importante. Preparamos um delicioso café da manhã especialmente para eles, o dia aqui é nosso, além de se prevenir, todos nós teremos a chance também de cuidar da “beleza”, com corte de cabelo e barba. Mas o objetivo principal é sensibilizar a sociedade a abraçar essa causa tão importante à saúde do homem”, enfatiza o prefeito, Alcides Zacarias.