Escola Vasco da Gama promove reflexão e valorização da literatura em projetos marcantes:

A Escola Municipal Vasco da Gama realizou nesta quinta-feira, dois projetos pedagógicos de grande relevância social e cultural: “Em violência contra a mulher… A gente mete a colher” e o Dia “D” da Literatura. A iniciativa envolveu professores e estudantes do 6º ao 8º ano, reunindo arte, educação e conscientização em uma só proposta.

O projeto “Em violência contra a mulher… A gente mete a colher”, desenvolvido pelas professoras Keila Veríssimo e Edma Fernandes, teve como foco a conscientização sobre a violência contra a mulher. Ao longo das atividades, os alunos mergulharam em biografias de mulheres brasileiras históricas, discutiram os direitos femininos e refletiram sobre o papel de cada um na luta contra qualquer forma de agressão. O projeto trouxe à tona temas urgentes e incentivou o olhar crítico dos estudantes sobre a sociedade.

Como resultado, os alunos produziram textos, cartazes e expressões artísticas que foram expostos em um evento especial. As produções destacaram-se não apenas pelo conteúdo, mas pela sensibilidade e criatividade com que os temas foram abordados. Os trabalhos mais expressivos foram premiados, reconhecendo o empenho dos participantes.

A culminância coincidiu com o Dia “D” da Literatura, em alusão ao mês de abril, dedicado à valorização da literatura nacional. A união dos dois projetos reforçou a importância de dar voz aos estudantes, estimulando o pensamento crítico e o gosto pela leitura e escrita.

Como destaque final, foi lançado o projeto SUPER AUTOR, que promete ser um divisor de águas no município. Nele, os alunos terão suas histórias publicadas em formato impresso, vivenciando, na prática, a experiência de serem escritores. Uma ação inédita, que valoriza o talento local e incentiva a produção literária desde cedo.

A Escola Vasco da Gama reafirma, com esses projetos, seu compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e consciente, que ultrapassa os limites da sala de aula e toca diretamente a realidade dos alunos.

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